Vale a pena compartilhar fotos?

Vale a pena compartilhar fotos?

Introdução

ATENÇÃO
ESTE ARTIGO TEM O INTUITO DE ALERTAR SOBRE DEEPNUDE, NÃO ENSINAMOS E NEM APOIAMOS O USO DESTA FERRAMENTA PARA ESSE PROPÓSITO

Um coisa que aprendemos em 2020 é que tudo pode piorar. Estava procurando de uma forma automatizar um processo de auxiliar as pessoas para saber se uma noticia (imagem, link, texto) é uma fake-news desenvolvendo um  bot para Whatsapp ou Telegram para que pudesse checar uma noticia de forma fácil. Durante as pesquisas achei algo que me chamou a atenção, fui atrás, conversei com um dos desenvolvedores e acredito ter insumo suficiente para alertar aqueles que gostam de publicar fotos em redes sociais a pensar seriamente se isso vale a pena.

Fake-News, Deep Fake poderia dizer que é “obsoleto” tendo uma ferramenta chamada DeepNudeou seja, tirar as roupas de uma pessoas utilizando algorítimos de Desinteligência Inteligencia Artificial, de qualquer pessoa, seja homem, mulher ou até mesmo de crianças!

Tenho suas fotos intimas, pague-me ou divulgo...

Já recebi spam falando que tinha minhas fotos intimas e que se eu não paga-se X bitcoins, divulgaria para todos… Claro que ali era um spam muito mal feito.

Agora, vamos “melhorar” um pouco, imagine receber no seu Whatsapp já uma imagem sua já com DeepNude falando…. Me pague X bitcoins ou eu vazo suas fotos….

Por mais que sejam falsas, lá está seu rosto e qualquer um acreditaria que é você de verdade! Hoje em dia, compartilhar uma foto desse cunho é quase irreversível com tamanha quantidade de dispositivos móveis conectados.

Como funciona?

O processo automatizado é assim, acompanhe na figura ao lado;

A) Você escolhe a vítima (sua ex, sua vizinha, artista de cinema, seu amigo, etc);

B) Envia a foto com roupa para o bot no Telegram;

C) Bot processa a imagem e devolve para o solicitante a imagem sem roupa;

D) Solicitante pode utilizar a beneficio próprio ou;

E) Divulgar as imagens em grupos, usar para extorsão ou até mesmo vingança sexual.

Com bastante pesquisa, consegui achar o desenvolvedor no Telegram e bati um papo “legal” com ele sobre a ferramenta, já que atualmente o serviço não é mais gratuito e sim pago, pelo que entendi, uma forma de reduzir o uso indiscriminado da ferramenta, já que o valor cobrado pelo serviço é relativamente simbólico.

DeepNude as Service

O desenvolvedor, curiosamente que tem um NickName chamado “delicious”, me ofereceu três opções de compra do serviço. 

Faça você mesmo (US$6,00), Telegram bot as Service por US$11,00.

A terceira opção, é melhor nem dizer, para não gerar maiores conflitos.

Tentando entender como funciona o DeepNudeAsService ou via Telegram o desenvolvedor me passou vários exemplos e relatos de outras pessoas de como funciona.

Alguns deles muito bem feito e outros precisam melhorar o algoritimo.

Na imagem a direita, é um dialogo com um “cliente” dele, onde envia várias fotos diferentes, algumas ele já responde que a imagem é ruim e não pode fazer milagres, já em outras o programa funciona tranquilamente.

Esse dialogo em especifico, ele disse que esta ocorrendo por que o Telegram esta limitado algumas postagens automáticas para evitar o DeepNude no qual nas palavras dele “Tenho tempo de sobra para fazer um por um”

O ideal que as imagens esteja com roupas intimas, roupa de banho ou de pelo menos cores distintas parte superior e inferior. E a pessoa precisa estar de frente.

Também me mostrou algumas limitações que esta sendo corrigido, como na imagem a esquerda que não conseguiu em sua totalidade remover a roupa superior e inferior.

A versão original do DeepNude foi disponibilizado com o licenciamento GPL em 05/07/2019. Segundo GitHub o mesmo não segue as regras de repositórios e foi banido (comentário do autor: github remove DeepNude mas permite gerador de ransonware numa boa)

Acredito que o “boom” foi agora em outubro de 2020, onde houve uma melhora significativa no código fonte, inclusive automatizando, utilizando de placas aceradora gráfica e execução em batchs as conversões.

Tem lei contra isso?

As leis brasileiras possui artigos que protegem as vitimas desta situação, como a lei Maria da Penha, artigo 218-C do Código Penal entre outras,

Segundo Marcos Monteiro, o mesmo orienta:

Este crime hoje tanto pode ser enquadrado na lei maria da Penha pois recentemente o art 7 define isto como imã das formas de violência como pode imputar o crime previsto no artigo 218-c do código penal que pode resultar em pena de até 6 anos e meio

Caso você seja um vitima de DeepNude sugiro que procure seu Advogado para maiores informações de como proceder.

Recomendações

Recomendação do autor do artigo é que as pessoas ou aqueles que gostem de usar as redes sociais tenham cuidado, reveja seus conceitos, revise sua postura e evite exposição…. vejo e acompanho pessoas que tem suas vidas destruídas quando fotos intimas são vazadas na internet. Imagine a situação, não ter uma foto intima verdadeira, mas ter uma foto intima falsa vazada, com uma simples foto de biquíni na praia. 

Reflitam!

About The Author

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *