Você sabe o que é Sextorsion?

Você sabe o que é Sextorsion?

Você já ouviu falar em Sextorsão?

A extorsão é uma prática mais antiga que existe, que tem por princípio obter algo (normalmente lucro) em troca de não contar os “segredos”, mas normalmente quem esta extorquindo esta usando práticas de engenharia social, salvo raras exceções que pretendo explicar.

INFORMAÇÃO
Engenharia social é termo utilizado para descrever um método de ataque, onde alguém faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações.

Sextorsão (do termo em inglês sextorsion) é o termo que designa a prática de extorsão a partir da ameaça de exposição de supostas fotos ou vídeos sexuais das vítimas na Internet. Os criminosos intimam divulgar o material a amigos e parentes caso a pessoa não cumpra o favor pedido dentro de um curto período de tempo. Algumas vezes, os golpistas não têm qualquer conteúdo comprometedor da vítima em mãos, mas utilizam mecanismos bastante convincentes para que ela realmente acredite no golpe.

Algo que chama atenção nessa prática criminosa é que grande maioria das vítimas são adolescentes – grupo que normalmente não possui muito dinheiro disponível. Ainda assim, são as vítimas perfeitas do sextortion.

Os anos que compõem a adolescência são repletos de novos relacionamentos e descobertas e não há qualquer guia ou mapa durante essa jornada. É também nessa fase que começam a trilhar o próprio caminho e questionar autoridade, sem muitas vezes ter o entendimento adulto sobre as possíveis consequências.

O resultado é o sonho de qualquer criminoso: muita informação sensível e desprotegida pertencente a pessoas emocionalmente vulneráveis. Talvez por isso, 70% das vítimas são adolescentes. A maioria são mulheres, mas o fato de ser um homem adulto não significa estar fora da mira.

O criminoso pode tanto obter a informação por meio da invasão de dispositivos ou ainda ganhar a confiança da vítima ao ponto de convencê-la a enviar esse tipo de material diretamente. A próxima etapa é ameaçar tornar esse conteúdo público.

As vítimas obedecem. Essas pessoas enfrentam o medo do escárnio público, já que pedir por ajuda significa revelar o segredo que tanto querem manter guardado. Adolescentes são especialmente vulneráveis. Esse tipo de crime pode levar a sérios traumas psicológicos e até tentativas de suicídio.

Como evitar cair no golpe

Para não cair em um esquema de sextorsão, o ideal é evitar o compartilhamento de fotos e vídeos de conteúdos sexuais por meio de e-mail ou mensageiros, principalmente com estranhos ou pessoas pouco conhecidas, mesmo para seu namorado ou marido (mantenha a intimidade fora dos dispositivos móveis). Também é recomendável evitar manter esse tipo de conteúdo na nuvem (Google Docs®, Evernote®, Onedrive®, Dropbox®, etc), uma vez que, em caso de roubo do aparelho ou da senha de usuário do serviço, podem ser acessados por terceiros. Também é importante ter sempre um antivírus instalado e atualizado em seu computador e, preferencialmente, manter a webcam coberta e desligada enquanto não estiver sendo utilizada.

Principalmente em computadores utilize bloqueadores de câmeras ou a velha fita isolante, já que a invasão deste tipo de dispositivo é relativamente fácil. Para Smartphone já existe no mercado cases que cobrem a câmera.

Mas….e se aconteceu?

Se isso aconteceu ou esta acontecendo com você, saiba que você não está sozinho! A melhor coisa a se fazer é conversar com alguem que você tem intimidade

About The Author

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *